Nosso objetivo, ao apresentarmos esta revista virtual da Secretaria Municipal de Esportes é dar ciência e liberdade de publicação a toda imprensa escrita, falada e televisiva de nossa atividade esportiva.

terça-feira, 19 de março de 2013

FERREIRINHA É HOMENAGEADO PELA SEME

O Secretário de Esportes, Luizinho Montagnero,  através de Ato Administrativo, designou a versão 2013 do Campeonato Municipal de Futebol Varzeano de  ANTONIO FERREIRA FILHO, como uma justa e digna homenagem ao esportista e amigo FERREIRINHA.



ANTONIO FERREIRA FILHO

E SUA BIOGRAFIA DE VIDA





ANTONIO FERREIRA FILHO, 20/08/44, conhecido nos meios esportivos como FERREIRINHA. Natural de Porto Ferreira, filho dos saudosos Antonio Ferreira e Inez Marcon Ferreira. Começou suas atividades profissionais como aprendiz de funileiro e pintura de autos, na Oficina do Zé Sapato, onde teve seu 1º emprego. Doravante sempre atuou como autônomo em sua própria oficina, vindo a ganhar seu merecido descanso remunerado. Atualmente atende seus fiéis fregueses em sua  oficina no Jardim  Morumbi.
Divide os momentos de felicidades com a sempre amada Maria Lúcia em sua confortável residência na região sul da cidade.
Seu filho, José Ricardo Ferreira, deu-lhe os netos Lucas, Matheus, Larissa, Nathalia e Gustavo. Sua filha, Raquel Cristina, casou-se com Danilo lhe dando o neto Arthur e, mais recentemente, o já amado Thomaz, com apenas um mês de vida.
É impossível falar de Ferreirinha sem lembrar suas múltiplas atividades junto ao esporte de nossa cidade.
Começou mais ou menos aos 10/11 anos no Guarani, da família do Sr. Nei Spoljaric. Com 14 anos já estava no aspirante do E.C. União, com o técnico. Canga. Passou  para o titular, atuando por dois anos. Daí seguiu seus passos para o CAP e jogou no juvenil. “ Tínhamos um timaço, jogava Grisi, Salada, Paravela, Gastão, Beltrame, Rapa, Cidinho, Sinhô, Celsinho e seu irmão Vado”.
Em 63, foi campeão pelo CAP, jogando no campeonato varzeano da cidade. “Recordo dos companheiros: Tatalo, Célio, saudoso Zila,      Sampaio, Beltrame, Hugo, Lito, Edno, Paraguai e Tuta”.
Em 64, jogou na Viação FC sob o comando técnico Roberto Demétrio Zema, sendo vice-campeão no super campeonato da cidade, perdendo na final para  o São Cristóvão. Ainda em 64, disputou o Campeonato Amador do Estado, jogando pelo Nosso Clube de Descalvado.
Em 65, jogando sob o comando técnico do saudoso Conceição, foi campeão invicto pela Cachoeira de Emas FC. Em 75, foi campeão pelo EC União no Campeonato da CCE, com o técnico do José Carlos (Bernal).
Em meados de 66 a 75, atuou como atleta profissional do CAP. Este torcedor do Palmeiras, de estatura mediana, foi um fantástico lateral esquerdo, que sabia apoiar, além de ser um carrapato. Um grande marcador. Atuou também de 4º  zagueiro. “Joguei com muitos craques, mas o meia Nabor foi o que mais me chamou a atenção”.
 “ Dois sentimentos que carrego comigo: em 68,  jogando pelo profissional do CAP, quebrei a perna na cidade de Piquete e em 72, perdemos em casa para o José Bonifácio de 1 X 0. Na 1ª  partida, fora de casa, empatamos em um gol. Seríamos campeões da 3ª divisão”.
Foi diretor da Comunidade da Vila Redenção em meados de 90, sendo  posteriormente o presidente por seis anos. Ferreirinha participou de todas as Olimpíadas de Bairros organizadas pela SME, alcançando junto a sua comunidade lugares de destaque em todas as modalidades.
Foi membro da CCE em 88 e 89. Na seqüência, por mais seis anos, passou a ser Diretor de Árbitro. Destacou-se como árbitro em vários campeonatos e  torneios da cidade na década de 90.
No Futsal, foi campeão do Torneio da cidade jogando pelo CAP contra o CIZIP, na antiga  Quadra do Instituto de Educação (IEP). “ Joguei com o Tatalo, Gé, Celsinho e Vado”.
Em 81, foi campeão jogando pela Piratex contra o timaço da  Kanebo. A final foi no Clube Pirassununga e o árbitro foi o saudoso Demá Santos. “Jogavam o Sapatinho, Murilo, Lameira e o Veroninha”.
Foi diretor técnico de várias equipes em campeonatos municipais.
“A maioria quase que absoluta de meus amigos e companheiros foi arregimentada em minha trajetória esportiva”.
Recomenda aos jovens que andem em boas companhias, respeitem os mais velhos e sempre digam não às drogas.

"Sinto-me honrado pela lembrança do meu nome para este Campeonato Municipal de Futebol Varzeano, que nos áureos tempos não só joguei como arbitrei e dirigi várias equipes. Agradeço a todos meus amigos e, em especial o prof. Juca Bala e o Secretário de Esportes Luiz Carlos Montagnero Filho por ter lembrado mim", finalizou Ferreirinha.

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário